top of page
mármore

#43 O que fazer para emagrecer com SOP?

  • Foto do escritor: nutri @carolinefbilro
    nutri @carolinefbilro
  • 22 de out.
  • 4 min de leitura

Dietas e tratamento natural para apoiar o emagrecimento na SOP


mulher-dieta-para-emagrecer-na-sop

Se você está buscando emagrecer e tem SOP, provavelmente já fez diversas tentativas para isso: desde low carb até uma alimentação baixíssima em gordura.


Quando pensamos em tudo o que envolve o excesso de peso na mulher com SOP é preciso ir além, cercando seu corpo de estratégias para dar suporte ao equilíbrio hormonal das principais alterações que podem estar acontecendo (testosterona, insulina e cortisol).


Muitas mulheres chegam até mim nas consultas acreditando que já tentaram de tudo e que o caso delas é praticamente "perdido", mas se surpreendem quando conto sobre os quatro pilares envolvidos na equilíbrio do peso:


  1. Alimentação anti inflamatória


O excesso de peso é uma consequência de um modo de vida em desequilíbrio. Por isso o meu primeiro foco no tratamento dessas pacientes é desinflamar.


A alimentação anti inflamatória naturalmente limpa os ingredientes que não são naturais e tende a ter um impacto glicêmico baixo. Isso é excelente porque o sobrepeso ou a obesidade na SOP estão relacionadas a disfunções de fundo hormonais e comportamentais.


Inclusive este também é outro fator que não pode ser ignorado no tratamento natural para emagrecer na SOP: a relação com a comida. A ansiedade, o estresse, a angústia com os sintomas em descontrole, o não reconhecimento mais de si por causa da própria imagem, entre outros fatores são importantes de serem abordados no tratamento.


É por isso que seleciono temas relacionados ao comportamento alimentar e que vão deixar a relação com a comida das pacientes que acompanho mais leves.


  1. Rotina de sono


Durante o período da noite, quando com um sono de qualidade (aquele que é realmente reparador, ou seja, que te faz acordar descansada), há produções hormonais importantes como a melatonina.


A melatonina tem uma ação importante no sono, mas também na saúde ovariana - e sim, sua saúde ovariana tem total relação com o seu excesso de peso na SOP.


Quando em um quadro de insulina alta por exemplo, seus ovários sofrem com essa sobrecarga podendo gerar Ciclos irregulares e até mesmo dificuldade de ovulação. Com isso você terá a percepção de estar mais inchada e inflamada.


Outro ponto é que a rotina da noite é crucial para reduzir ansiedade, um dos principais fatores que impactam no aumento do desejo por doces das pacientes com SOP. Não à toa, ao perceber a necessidade, monto junto com as pacientes um ritual de desacelerar.


  1. Gestão emocional


Você descobre que tem SOP e junto com isso recebe uma enxurrada de informações sobre o diagnóstico, tanto nas redes sociais quanto por profissionais. Fora isso, há o estresse e a agitação do dia a dia com a sua vida pessoal, profissional e até mesmo amorosa.


Se não houver um plano de ação para válvulas de escape no seu dia a dia, a tendência é que você vire uma panela de pressão e compense na comida.


Isso fará você recorrer a delivery, doces, pizzas, hambúrgueres e no final se perguntar "por que fiz isso?"


É por isso que o tema da gestão emocional é sempre trazido às consultas por mim. Não há como emagrecer na SOP sem colocar atenção nisso. Em casos muito intensos, pode ser necessário ter suporte terapêutico.


  1. Rotina de exercícios


Eu sei que você deve ter pensado que a receita para o emagrecimento na SOP era: dieta + exercícios. Provavelmente foi isso que você tentou até o momento.


Os exercícios são importantes para o equilíbrio hormonal na SOP, muito além do emagrecimento. Inverter a ordem e buscar o emagrecimento somente nos exercícios pode fazer com que você se sinta estagnada porque lembre-se: o excesso de peso na SOP é consequência de todo o modo de vida em desequilíbrio.


Para a SOP, a dobradinha perfeita é o exercício de força (musculação, cross fit, funcional) + exercício de mindfulness (yoga, meditação, caminhadas conscientes, foco na respiração).


Com esses dois estímulos temos melhora da captação de glicose, impactando em todos os outros pilares hormonais (treino de força) + equilíbrio emocional (mindfulness).


A consistência também é o ponto chave aqui: mais vale você manter 3 dias na semana de exercícios físicos toda semana, do que tentar ir 5 dias na semana em uma semana e depois ir em 2 dias e depois em nenhum.


Exercício é estímulo hormonal e na inconsistência, seu corpo fica perdido e inseguro. Vale lembrar que na SOP em descontrole ele já está inseguro. Mais insegurança só prejudicará a resposta positiva dele ao emagrecimento.


É preciso pensar o emagrecimento na SOP para além de dietas - que inclusive, é um termo não utilizado por mim. Dietas basicamente são papéis com quantidades e o que comer. Caso não consuma o que está ali, você está falhando.


No Plano Alimentar, o que faço com as pacientes, tudo é construído em conjunto e elas entendem exatamente o porquê de cada prescrição. Fazemos negociações e elas aprendem a lidar com os imprevistos do processo, sem acreditar que estão falhando.


Se você sente que precisa de um olhar especializado para o seu caso, te convido a clicar aqui. Vai ser um prazer te explicar como funciona o meu acompanhamento para a saúde feminina!


Ansiosa para te ver florescer,

Nutri Caroline Bilro


Prazer! Meu nome é Caroline e sou Nutricionista em Saúde da Mulher desde 2019. Sou apaixonada por mudar a direção da vida das mulheres em relação à Síndrome dos Ovários Policísticos e considero que o meu trabalho não é sobre dietas, mas sobre pessoas. Pessoas que querem gerar outras pessoas.


Instagram @carolinefbilro | Whatsapp: https://bit.ly/3Nyq83U 

Comentários


Todos os direitos autorais reservados.

Caroline F. Bilro

Nutricionista expert em Saúde da Mulher

CRN-4 19100909

Local de atendimento: 100% online, diretamente do Rio de Janeiro (Brasil)

  • Youtube
  • TikTok
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page