Como identificar os alimentos que parecem ser saudáveis mas não são?
- nutri @carolinefbilro
- 24 de mai. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 16 de jun. de 2023
Quais biscoitos são saudáveis, quais marcas são melhores e muito mais.

Muitas vezes percebo minhas pacientes dando preferência no mercado à alimentos que pensam ser saudáveis a partir da embalagem e inclusive pagam mais caro por eles. Mas quando conversamos, frequentemente descobrem terem sido enganadas. Você já passou por isso?
No mercado há tantas opções que é difícil mesmo saber por onde começar! É comum acabar indo no mais prático: olhar a embalagem (cores, palavras que chamam atenção e no máximo uma olhadinha na tabela nutricional) e escolher levar.
Essa é uma situação muito chata e que gera muita confusão. Além das inúmeras possibilidades de marcas e produtos, também nos deparamos inúmeras vezes com anúncios na internet, profissionais que vez ou outra discordam em opiniões, além das propagandas em televisões e apps de delivery. Ufa, cansou só de listar todas as influências que recebemos - eu, você e qualquer outra pessoa - todos os dias sobre como ter uma alimentação mais saudável.
Mas como saber o que é realmente confiável?
Alimentos ultraprocessados, por exemplo, são os que mais inflamam o nosso corpo e isso impacta em nossa fertilidade, na saúde menstrual, no equilíbrio da insulina e em muitos outros fatores.
É super importante saber exatamente com o que estamos lidando para conseguirmos ter acesso à alimentos de qualidade (e até mesmo exigir isso das marcas). É por isso que desde outubro de 2022 uma nova rotulagem foi aprovada para ajudar no reconhecimento desses produtos. Você percebeu mudanças nas embalagens de produtos alimentícios de lá para cá?
Essa nova rotulagem foi fruto de muito debate entre profissionais da área. É importante que você saiba que a rotulagem aprovada ainda não é a ideal porque não deixa totalmente claro a qualidade nutricional do produto, mas já foi um grande avanço frente à anterior que deixava muito mais características escondidas. Por isso é importante continuarmos de olho nas embalagens e nas marcas de produtos alimentícios.
A intenção com esse texto é indicar esse site do Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC) para você. Poucas pessoas sabem, mas nele há uma área totalmente voltada para desvendar os rótulos alimentares e isso pode facilitar muito na hora de você fazer escolhas conscientes e que valem o dinheiro que você paga.
O IDEC semanalmente também envia e-mails com receitas saudáveis e sustentáveis, formas mais conscientes de se relacionar com a alimentação, entrevistas com especialistas e novidades confiáveis sobre alimentação. Eu sou assinante e amo ler os conteúdos enviados. Aproveita que ela é gratuita e se cadastre também clicando aqui.
Particularmente, hoje só te trouxe indicações boas e confiáveis! Espero que você use e abuse delas.
Quero aproveitar e te dar uma última sugestão: troque os apps de contagem de calorias por entender os rótulos e você verá que além de comer alimentos naturalmente menos calóricos, ainda ganhará muito mais saúde.
Ansiosa para te ver florescer,
Nutri Caroline Bilro
Prazer! Meu nome é Caroline e sou Nutricionista em Saúde da Mulher desde 2019. Sou apaixonada por mudar a direção da vida das mulheres em relação à Síndrome dos Ovários Policísticos e considero que o meu trabalho não é sobre dietas, mas sobre pessoas. Pessoas que querem gerar outras pessoas.
Instagram @carolinefbilro | Whatsapp: https://bit.ly/3Nyq83U
Comments