top of page
mármore

#24 Quais alimentos pioram a sop?

  • Foto do escritor: nutri @carolinefbilro
    nutri @carolinefbilro
  • 9 de mai. de 2023
  • 4 min de leitura

Atualizado: 13 de mai.

Uma seleção para além do que sempre é repetido.


mulher magra com SOP come hambúrguer na rua

Se você já pesquisou sobre a Síndrome dos Ovários Policísticos, já deve ter encontrado muitas recomendações sobre o que é obrigatório evitar comer. A ideia em escrever esse artigo é trazer outra dimensão para você sobre isso, focando em um conhecimento mais aprofundado sobre o que de fato impacta os sintomas da sop.


Antes de iniciar a leitura propriamente dita é importante destacar que o intuito desse texto não é gerar ansiedade ou pavor. O consumo frequente dos alimentos que serão citados tem um impacto (essa é a ênfase do que será discutido aqui) e o consumo esporádico (quinzenal ou mensal) destes alimentos tem outro impacto completamente diferente (não é a ênfase do que será discutido aqui).


Acalmado os corações, vamos ao que selecionei para você.


Combinações de alimentos


Mais do que pensar em alimentos isolados, é importante olhar para a sinergia dos alimentos que você está consumindo porque isso afeta diretamente os sintomas da sop. Por exemplo, preparações ricas em gordura e açúcar ao mesmo tempo são conhecidas cientificamente por piorarem muito o quadro de resistência à insulina e bloquearem o emagrecimento.


Alguns exemplos desses alimentos são sorvetes e chocolates ao leite. Isso acontece porque além do excesso de açúcar nesses alimentos, também são ricos em gorduras saturadas. Esse combo, além dos desequilíbrios que já foram citados anteriormente, também aumenta o risco cardiovascular nas mulheres portadoras de sop.


Adoçantes


Desde que os produtos diet chegaram às prateleiras dos mercados quase toda a população foi levada a substituir açúcar por adoçante porque "era mais saudável". Particularmente nunca fui a favor dessa ideia.


Para alguém que está querendo emagrecer ou controlar a glicemia é muito mais barato e tem muito mais efeito diminuir o consumo geral de açúcares de adição - essa é a forma como são chamadas substâncias que utilizamos para adoçar preparações - do que apenas substituir açúcares por adoçantes.


Pensando em mulheres com sop, que muitas vezes tem desejo por doces aumentado, buscar desacostumar o paladar de preparações adocicadas é muito mais efetivo. Apenas substituir um ingrediente pelo outro vai manter o paladar adocicado.


Mas é claro, em paralelo a frear a necessidade de adoçar todas as preparações (priorizar sentir o sabor natural dos alimentos ou utilizar o próprio poder deles de adoçar), adoçantes são bem vindos quando houver real necessidade.


A cautela que deve ocorrer é quanto a natureza dos adoçantes. Adoçantes artificiais impactam diretamente na microbiota intestinal e quando pensamos na sop, cuidar do intestino é fundamental. As bactérias intestinais, quando em desequilíbrio, podem piorar o quadro de resistência à insulina, sono, ansiedade, depressão e até mesmo do metabolismo de produção de estrogênio (Sim! Esse quadro é muito comum nas portadoras da Síndrome dos Ovários Policísticos)


Para descobrir se o seu adoçante é artificial, leia a lista de ingredientes do produto: aspartame, sacarina, ciclamato, sucralose ou acessulfame-k são componentes artificiais. Por isso é importante dar preferência aos adoçantes naturais que, ao menos até o momento, não foram encontradas evidências com efeitos negativos sobre a saúde.


Corantes e conservantes


Aqui vale a regra de ouro: leia a lista de ingredientes dos produtos alimentícios que comprar. Muitas vezes há embalagens apelativas sobre ser saudável ou sem açúcares, mas ao ler a lista de componentes desse produto você não consegue reconhecer quase nada do que está ali.


O importante é que saiba que se você não reconhece o que está presente no alimento, seu corpo reconhecerá menos ainda. Isso gera inflamação, o que impacta diretamente em todos os sintomas da sop.


Em um primeiro momento esse exercício exigirá de você um pouco mais de tempo no mercado para ler os ingredientes e conhecer as marcas. Mas depois já saberá automaticamente quais produtos tendem a ser baseados em comida de verdade.


Preparações fritas


No primeiro tópico que conversamos destaquei a importância das combinações dos alimentos e aqui o pensamento é muito próximo.


Nas frituras, além do excesso de farinha refinada, também há imersão do alimento em óleo refinado. Para mulheres com resistência à insulina, esse tipo de preparação agride ainda mais as células, dificultando a reversão do quadro.


Para as pacientes que fazem acompanhamento comigo e que gostam muito de preparações fritas, geralmente indico: a) sugestões de como empanar com farinhas ricas em fibras e b) como assar ao invés de fritar. Há receitas que disponibilizo com esse intuito.


Mas você pode estar se perguntando: "E a farinha de trigo? E o leite de vaca?"

A farinha de trigo tradicional é refinada e na população como um todo deve ser reduzida. A alimentação ocidental tem excesso desse ingrediente, o que leva à obesidade, desregulação metabólica e maior exposição a desreguladores endócrinos (no Brasil, o trigo recebe muito agrotóxico em sua produção). Além disso temos o glúten como um possível agressor da barreira intestinal, o que destaca a importância de diminuirmos esse ingrediente.


Já o leite de vaca, focando apenas na sop (sem nenhum outro diagnóstico de intolerância), recomendo evitar para mulheres com quadros de acnes, dermatites e alergias respiratórias (sinusite, bronquite, rinite).


Se quiser conhecer a forma como eu trabalho, te convido a clicar aqui. Vai ser um prazer te explicar como funciona o meu Método OA² para o tratamento natural da SOP!


Ansiosa para te ver florescer,


Nutri Caroline Bilro

Prazer! Meu nome é Caroline e sou Nutricionista em Saúde da Mulher desde 2019. Sou apaixonada por mudar a direção da vida das mulheres em relação à Síndrome dos Ovários Policísticos e considero que o meu trabalho não é sobre dietas, mas sobre pessoas. Pessoas que querem gerar outras pessoas.


Instagram @carolinefbilro | Whatsapp: https://bit.ly/3Nyq83U



Comentários


Todos os direitos autorais reservados.

Caroline F. Bilro

Nutricionista expert em Saúde da Mulher

CRN-4 19100909

Local de atendimento: 100% online, diretamente do Rio de Janeiro (Brasil)

  • Youtube
  • TikTok
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page